Carreira dos sonhos : Pedagogia (Fernanda Benigno)





1 - Quando surgiu  seu interesse pela pedagogia e a quanto tempo trabalha com isso?

     Bom, quando estava no último ano do ensino médio eu fiz vestibular para Psicologia e na segunda fase do vestibular eu iria fazer em uma escola muito diferente do que eu já tinha visto até então. Conversando com o diretor daquela escola descobri que a Pedagogia me daria a possibilidade de oferecer uma educação como aquela escola oferecia. Então eu desisti da psicologia e fui pra pedagogia. Eu trabalho com pedagogia a seis anos.

2 - O que um pedagogo faz exatamente?

     O pedagogo pode exercer diversas funções, dentro e fora da escola. Podemos dizer que tudo que envolve educação de alguma maneira o pedagogo precisa estar ali. A pedagogia é dividida em  pedagogia escolar e não-escolar. O pedagogo na escola pode atuar em sala de aula (educação infantil , séries iniciais e disciplinas pedagógicas para o curso de magistério), coordenação pedagógica, orientação, administração e supervisão escolar. Existe ainda a possibilidade de se tornar diretor ou secretário escolar. Fora da escola, ele pode atuar em secretarias da educação, ong's, área militar, hospitalar e etc.

3 - Como é o mercado de trabalho hoje para quem é pedagogo?
 
     Devido ao grande leque de possibilidades as chances de desemprego são pequenas. Mas é importante que o profissional esteja em constante atualização  e que faça com afinco o que se propôs a fazer para que tenha um bom destaque profissional.

4 - Você gosta da sua área, ou se arrepende e queria ter feito outra escolha?

     Eu gosto muito da área que escolhi. Estudo muito para obter mais conhecimento sobre as áreas que mais me identifico (dificuldades de aprendizagens). Ensinar é algo que Deus colocou em mim antes que eu conhecesse a pedagogia e é uma grande alegria saber que tive uma parcela de responsabilidade na aprendizagem de leitura e escrita de algumas crianças.

5 - Quanto um pedagogo ganha em média?

    O salário varia muito de acordo com a função e o local de trabalho. A remuneração costuma ser a partir de R$1.000,00 (professor educação infantil / 4h diárias).

6 - O que diria para quem quer fazer esse curso? Alguma dica ?

    Não escolha esse curso por ser um dos mais fácies de entrar ou mais barato. É necessário ter paciência com as crianças e realmente gostar do que vai fazer. Não se proponha a passar anos de sua vida trabalhando por dinheiro. O trabalho pode ser algo divertido e prazeroso.

7 - Para você porque essa é a profissão dos sonhos?

Desde pequena eu penso em um mundo melhor e todas essas coisas que todo mundo pensa mas ninguém sabe por onde começar. Bom, eu percebi que a educação é um caminho possível, por isso me dediquei a ela. Sou encantada com outras profissões, admiro profissionais de outras áreas que são dedicados a transmitirem bons valores a partir do que fazem. É isso que a educação é pra mim, um canal de transmissão de bons valores. Como diria Paulo Freire "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".


---

 Bom gente, espero que tenham gostado de saber sobre essa área também, eu amei muito saber um pouco mais sobre essa área tão linda que é a pedagogia! Ah, obrigada Fê linda!!

1 comentários:

  1. Lindo o pensamento dela !! E gostei muito sobre o conselho na hora de escolher fazer essa profissão, são palavras que eu nao vou esquecer. Parabéns

    ResponderExcluir

 
Layout criado e codificado para o blog Brenda Nathali | Cópia proibida © 2015