Carreira dos sonhos : Jornalismo (Késia Andrade)


- Quando surgiu seu interesse pela profissão de Jornalismo e a quanto tempo trabalha com isso? Meu interesse surgiu, quando estava no ensino fundamental e na minha escola surgiu um curso de radialista, pois iria abrir uma rádio na escola e quem iria fazer os programas seriam os alunos. Fiz um ano do curso e “trabalhei” nessa radio durante 3 anos. Quando chegou a época de começar a escolher a profissão, pensei logo em jornalismo, mas sabia que minha mãe não me apoiaria. Tentei fazer administração, mas não me dou com a matemática, sempre gostei de humanas e sou bastante comunicativa e sempre gostei de escrever e vi que o jornalismo era a melhor opção, comecei a pesquisar as matéria que me atraíram e defini que era a profissão que gostaria de seguir. Conversei com minha mãe, de início ela não aceitou muito, já esperava por isso rs, mas hoje ela vê meu desenvolvimento e fica contente com a minha escolha. No momento estou cursando a faculdade, não trabalho com isso. - O que um jornalista faz exatamente? Você pode trabalhar em empresas de mídia, como televisão, internet, rádio, jornais e revistas, o jornalista pode ser contratado como repórter, editor, produtor, locutor, apresentador, fotógrafo ou redator, entre outros. Fora de empresas de mídia, os jornalistas podem atuar em órgãos públicos, empresas especializadas em assessoria de imprensa e comunicação, organizações do terceiro setor e departamentos de comunicação de empresas privadas, a área de jornalismo é muito ampla, e hoje em dia está competitiva pelo avanço da tecnologia. - Como é o mercado de trabalho hoje para quem é jornalista? Como eu disse na pergunta anterior, o mercado é amplo, porem está competitivo pelo avanço da tecnologia, mas enquanto estiver estudando, faça um blog e comece a escrever, busque contatos de outros jornalistas, vá a muitas palestras e divulgue o seu trabalho. - Você gosta da sua área, ou se arrepende e queria ter feito outra escolha? Amo demais!!!!!! Através do trabalhos estipulados pelos professores, você vai se aprimorando e se apaixonando cada dia mais ... - Quanto um jornalista ganha em média? De acordo com o site Guia do Estudante, o salário inicial do jornalista é R$ 1.833,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.075,78 (assessoria de imprensa na capital). Porém, dependendo o cargo, ele pode sofrer alterações. - O que diria para quem quer fazer esse curso? Alguma dica? Ainda não tenho muito o que dizer, pois não tenho experiências no mercado de trabalho, ainda estou a buscar meu emprego dos sonhos. Gosta de ler? Gosta de escrever? Tenha em mente que você irá ler muito, dentro da faculdade e em casa, terá que escrever sobre assuntos que não se identifica e o pior, não poderá expressar suas opiniões e isso de certa forma acaba incomodando. Recomendo que pesquise sobre essa profissão, faça cursos antes, durante e depois, se aprimore. Nessa área o leque de oportunidades são grande e dificilmente você irá encontrar algo com que não se identifique. - Para você essa é a profissão dos sonhos? Sim, essa área tem seus pros e contras, mas qual não tem? Sei que preciso ter paciência e trabalhar muito para chegar ao “topo”, mas estou feliz e realizada pela profissão escolhida.
- - - E assim conhecemos mais uma carreira dos sonhos, obrigada Késia por embarcar nessa conosco, a sua escolha é uma área incrível. Até o próximo post pessoal ♥

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout criado e codificado para o blog Brenda Nathali | Cópia proibida © 2015