Carreira dos sonhos : Gastronomia (Rejane Matheus)



1 – Quando surgiu o interesse pela gastronomia? Já trabalhava na área?

Desde criança sempre gostei de ficar vendo minha mãe cozinhar e ficava “ajudando”.
Quando terminei o segundo grau, o curso de gastronomia era ainda um curso caro e com poucas opções de universidades no RJ. Terminei o segundo grau e fui cursar letras para conseguir trabalhar em hotelaria. Sempre visando a cozinha...
Nesse tempo em que estudava letras, cheguei a ter buffet de churrasco com a minha mãe. Trabalhávamos fazendo e organizando festas com todo o cardápio por nossa conta (entradas, acompanhamentos, pratos principais, o churrasco e as sobremesas).
Depois disso, compramos um carrinho de churrasquinho e eu continuava com o sonho de fazer a faculdade de gastronomia...
Com 30 anos eu pude começar a cursar gastronomia. Enquanto estudava, recebi indicação para trabalhar em um restaurante. Fui auxiliar de cozinha e cheguei a gerência.

2 – O que uma pessoa formada nessa área faz exatamente?

A área de gastronomia é bem abrangente. Além de várias áreas de atuação, dentro da cozinha há várias funções numa brigada de cozinha.
Algumas áreas de atuação: Hotelaria, Alimentos e Bebidas, Restaurantes, Cruzeiros, Consultoria, Educação (professores), Hospitais (eu mesma possuo especialização em gastronomia hospitalar, onde o objetivo é tirar a imagem de que comida de hospital é ruim. Podemos agregar sabor e prazer numa alimentação restrita). 
Algumas funções dentro da cozinha (brigada de cozinha):
Chef de cozinha – Chefe executivo. Cuida do estoque, administração da cozinha, além de ser o responsável pelo cardápio e satisfação dos clientes;
Sub Chef - É o assistente e substituto do chef. É responsável por verificar a execução dos pratos e no treinamento dos funcionários.
Saucier: responsável pela elaboração dos molhos, salteados e braseados, como pratos de carne, entradas e ensopados.
Garde Manger: é um cozinheiro responsável por várias funções essenciais, servindo de base para executar o prato. Dentre as funções, estão: elaboração de pratos e molhos frios, gelatinas/patês/terrinas, saladas.
Rôtisseur: responsável e especializado no preparo de carne, aves, peixes e em elaborar pratos grelhados e frios.
Entremétier: Cozinheiro responsável pelas guarnições (acompanhamentos), como massas, sopas, legumes, ovos e etc.
Patissier: especializado e responsável pelas sobremesas quentes, frias e pratos doces. Coordena a equipe de confeiteiros e ajuda em preparações auxiliares para a cozinha.
Auxiliar de Cozinha: Ajudante dos cozinheiros em variadas funções e obrigações dentro da cozinha.

3 – Como é o mercado de trabalho para a sua área?

O mercado é bem abrangente e está em crescimento mesmo em meio à crise. Um exemplo disso é a moda dos food trucks.

4 – Você gosta ou se arrepende desse curso? Queria ter feito outro?

Embora hoje eu não atue na área, pois meu objetivo profissional requer especialização e eu ainda esteja fazendo a minha pós-graduação, eu amo a profissão que escolhi! Não me arrependo nenhum pouco e só me satisfiz quando consegui cursar a gastronomia. Quero estudar cada vez mais essa área que amo.

5 – Quanto um profissional de gastronomia ganha em média?

Varia de acordo com a área de atuação e a sua função dentro dela. Em média, um profissional de cozinha ganha de R$ 1.200,00 a R$ 3.500,00 .

6 – O que diria para quem quer fazer esse curso? Alguma dica?

É uma área com bastante destaque hoje em dia mas nem tudo são flores. Quem se forma em gastronomia é gastrônomo e não vira um chef de cozinha da noite para o dia. Tem muito chão e muita louça para lavar até chegar a ser chef.

7 – Na sua opinião, por que essa é a profissão dos sonhos?

Para mim, essa é a profissão dos sonhos por poder aliar o prazer com o trabalho. Como disse Confúcio: “Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”.
É na cozinha que faço minha “terapia”. É através da cozinha que faço minhas viagens gastronômicas e sensoriais. Costumamos dizer que cozinhar bem é conseguir trazer a memória alguma lembrança do passado... Um cheiro do bolo da avó, numa tarde chuvosa; nos faz viajar no tempo!


----


Essa área é incrível, não é pessoal? Estou quase mudando de área depois dessa entrevista haha, espero muito que tenham gostado. Qual será a próxima área? Será que alguém adivinha? Até o próximo post ♥

1 comentários:

  1. Não sabia que tinha tantas áreas em gastronomia! Deve ser um curso deliciooso, literalmente haha

    Beijos, flôr.
    http://www.mulhermelhore.com/

    ResponderExcluir

 
Layout criado e codificado para o blog Brenda Nathali | Cópia proibida © 2015